A empresa
A Miguel Guedes arquitetos exerce todo um conjunto de serviços ligados às actividades da arquitetura, urbanismo e construção, nomeadamente: projectos de arquitectura, projectos de urbanismo, projectos de paisagismo, projectos de engenharias de especialidade, legalizações, autorizações de utilização, levantamentos arquitectónicos, levantamentos topográficos georeferenciados, concepção/construção de obras interiores, certificação energética, certificação ambiental da construção LiderA e consultoria PassivHaus.
Resulta de uma série de outras empresas das quais o seu sócio gerente Miguel Ferreira Guedes de Carvalho, foi sócio. A primeira empresa da qual fez parte foi a AR, arquitectos reunidos, Lda, entre 1988 e 1993, tendo-se afastado em 1993 para formar a primeira Miguel Guedes, arquitecto, Lda e que manteve entre 1993 e 2006, ano em que se associa com o arquitecto João Aires Pereira formando então a Miguel Guedes, Aires Pereira, arquitectos, Lda. Esta associação mantém-se até finais de 2008 , altura em que volta à Miguel Guedes, arquitecto, Lda, agora associado com o arquitecto Miguel Pinto Rodrigues Guedes de Carvalho, simultaneamente forma uma sociedade de prestação de serviços e consultadoria para exercer a sua actividade em Moçambique com sede em Maputo.
Os sócios actuais da Miguel Guedes, arquitectos, Lda são os arquitectos:
MIGUEL FERREIRA GUEDES DE CARVALHO (1956)
MIGUEL PINTO RODRIGUES GUEDES DE CARVALHO (1976)
vista da nossa janela, Miragaia, Porto . Foto de Carlos Dias
Equipa
1993 - Menção Honrosa atribuída pelo Prémio João de Almada pela obra de remodelação do edifício do Restaurante D. Tonho, na zona histórica da Ribeira, cidade do Porto
1995 - 1º Prémio no concurso por convites para o Pavilhão do Futuro, no âmbito da EXPO’98 em Lisboa (projecto em co-autoria)
1997 - Menção Honrosa atribuída no concurso por convites para a Instalação do Centro de Documentação e Imprensa, Museu e Ginásio, no Palácio de Belém, para a Presidência da República
1998 - 1º Lugar no Concurso por convites realizado pela C.M. da Cidade do Porto para a 4ª Remodelação de edifícios no centro Histórico da Cidade do Porto
2002 - Menção Honrosa no Concurso para o Palácio da Justiça de Vila do Porto nos Açores
2009 - 1º Prémio no Concurso Público de ideias para projecto Espaços e Edifícios Públicos daReserva Natural Dunas de S. Jacinto
2009 - 1º lugar do concurso por convite do Projecto de arquitectura e ampliação da ETA de Maputo em Moçambique, em consórcio com Golder Associates, Motaengil, Efacec SA e Sogitel
2009 - 1º lugar no concurso público para a Coordenação de especialidades da Casa da Cultura de Oliveira do Bairro
2010 - 1º Lugar no Concurso de selecção de equipa para Projecto da Casa da Memória , para Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012
1991 - in ”Stella Polare Guide di architettura”- Giacomo Borella - Culp. CittàStudi
1991 - in “ARCHITÉCTI-Portugal 1991”- Editora Trifória, Lda
1991 - in Revista “BAU nº 10” - Arquitecturas de Oporto
1994 - in “Encontros sobre a jovem arquitectura Europeia “ - Programa Kaleidoscópio
1996 - in “Lisbon World Expo 98 Projects”-Luiz Trigueiros Claudio Sat e Cristina Oliveira – Editorial BLAU
1996 - in Revista “ O Tripeiro” 7ª serie, ano XVI, nº6 . 7 . JUN/JUL 97” - coisas do Porto
1997 - in “ Catálogo Oficial Pavilhão do Futuro”- Expo’98-Parque Expo 98, S. A .
1998 - in “Evasões” – Março/2003 – Turismo de Habitação em Felgar – Editora Pressmundo
Moçambique
A Miguel Guedes , Lda está em Moçambique desde o mês de Novembro de 2008, ano em que fez a primeira incursão neste País impulsionada por um projecto para o qual foi convidada e que consistia na Remodelação e ampliação da ETA de Maputo, que foi realizada pela empresa Mota Engil, Moçambique.
Nesta entrada verificou que o mercado Moçambicano poderia vir a ser um mercado com potencialidades para a prática das nossas actividades e prestação de serviços, tanto como empresa como em associação com empresas congéneres que existem neste País.
Desde então tem elaborado vários projectos com várias empresas nomeadamente , a Arkimoz, a PDNA, a Boassociados, a GTO e Mozta engenharia.
Parceiros do costume
Ardomedia
webdevelopers, multimedia e vizinhos
Carlos Melo Dias
arquiteto, co-autor de inúmeros trabalhos
Raul Andrade Pereira
arquiteto pós-graduado, colaborador e co-autor em inúmeros trabalhos
Atelier do Beco da Bela Vista
paisagistas, primos/sobrinhos
Infor Lda
Distribuidores Archicad e amigos de longa data
Assistência Hard e Soft ware
Get Gestão de Energia Térmica Lda
Instalações mecânicas, gás, térmica, RSECE e afins
MOÇAMBIQUE
BOassociados - Projectos de Engenharia, Lda
GTO engenharia
Mozta Engenharia
PDNA
Sustentabilidade
O nosso trabalho tem como principal motivação uma cada vez melhor prática profissional.
O conceito de "sustentabilidade" ao qual acrescentámos "responsabilidade", tem sido nosso principal foco de pesquisa, formação e crescente integração na nossa prática.
Temos procurado formas concretas de construir bem e responsavelmente, buscando de preferência métodos concretos e mensuráveis de praticar uma construção sustentável, nomeadamente:
Passive House - formação avançada no sistema de certificação PassivHaus alemão, desenvolvido pelo PassivHaus institut - casas de muito baixo consumo energético
O método baseia-se em: grande isolamento térmico; ventilação mecânica de alta eficiência; redução de permeabilidade ao ar; utilização eficiente de princípios bioclimáticos e desenho solar passivo muito baseados no clima específico do local.
Esta certificação é muito utilizado no centro e norte da Europa (obrigatória mesmo em várias províncias), e tem crescente implementação também nos países do sul. Tem servido de referência para legislação e regulamentação térmica europeia, nomeadamente nos NZEB.
NZEB - Net zero energy buildings
Portal www.arquitecturaesustentabilidade.com
Site criado em 2009 em desenvolvimento com o objectivo de aprofundar o estado da arquitetura sustentável na actualidade nacional e internacional, com uma visão crítica orientada para a prática.
Pretende ser uma plataforma de informação que aja de uma forma pragmática e aperfeiçoe o exercício da Arquitectura.
Procurou-se fundo na história, selecionando as peças que se julgam determinantes para compreender melhor a arquitetura em si, e especificamente as questões relacionadas com a sustentabilidade.
O site organiza-se em vários tópicos.
As definições, os parâmetros, o contexto histórico, a arquitetura popular e exemplos de aplicação contemporâneos.
São aprofundadas obras (casos de estudo), de entre as inúmeras analisadas e visitadas (o projecto BedZed Beddington Zero fossil energy development no sul de Londres, da autoria de Bill Dunster architects, eco-bairro de Friburgo na Alemanha, construção em madeira no sul de Inglaterra)